sábado, 30 de julho de 2011

Caminhos sagrados - Do catolicismo ao islamismo

Conforme eu contava para as pessoas que iria para a Turquia sempre me faziam a mesma pergunta: Vais ter que andar de burca lá?
Pois acho bacana tratar um pouco deste assum aqui, antes de ir e ver de perto tudo isso.
Tenho formação católica, creio em Jesus e Deus. Fui bastante às missas (inclusive meu primeiro beijo foi indo à missa)... casamento na minha cabeça deve ser celebrado em igreja assim como batizado et al. Tudo isso é foco de minha justa formação católica apostólica romana.
Fiz pré-catequese, catequese, primeira comunhão e todas os demais ritos necessários. Chamo atenção para quando fui confessar-me antes da primeira hóstia... não me lembro bem mas devo ter dito meus pecados mais mortais já vivido até meus 10 anos (briguei com pais, joguei pedra em alguém, gostava da xuxa e das paquitas (hahaha) bati em gato) Enfim... coisa estranha né? pecado com 10 anos...
Hoje não tenho mais frequentado as missas e nem mesmo as quermesses paroquiais. Tenho estado num estado "zen" ... "zen" religião. Mas uma coisa ainda não me desapeguei: a Deus! Este eu sempre agradeço todas as noites e peço proteção quando estou voando.
Deus vai me seguir aonde quer que eu vá... É certo que ele estará comigo na Turquia. Mas a pergunta que me cabe é: Se eu quiser ver este meu Deus, como me ensinaram eu vou encontrá-lo por lá?
Tenho lido que a Turquia é um país laico mas que mais de 95% da população é praticante do Islã. Mas afinal o que é o Islã? Quem é o "Deus" do Islã?

Breve citação do wikipédia.com:

"Na visão muçulmana, o Islão surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé.
Cerca de duzentos anos após Maomé, o Islão já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na Península Ibérica, bem como na direcção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o Islão atingiu a Anatólia, os Balcãs e a África subsaariana. Recentes movimentos migratórios de populações muçulmanas no sentido da Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios.
A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação, basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia voltado para Meca, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efectuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
O Islão é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da actividade humana, sejam eles polítiticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. A distinção ocidental entre o espintual e temporal é, em teoria, alheia ao islão "

Então eu posso dizer que o profeta é Maomé e deveria rezar cinco vezes ao dia voltado para a Meca... e complementando: Ainda que eu não faça isso, escutarei a oração em todos os horários por causa dos minaretes que emitem o som para toda a cidade.

Concluo assim que, se eu for levar meu Deus para lá... pode ser que ele não se adapte com a cultura de lá mas no meu coração certamente ele estará presente e da forma doce que me foi ensinada!

Rezar nos une ao nosso Deus!

Dua Allah'a bizi birleştiren!


  


2 comentários:

  1. Simplesmente adorei ler seu blog! Li tudo! haha
    É maravilhoso começar a descobrir coisas sobre a Turquia, as coisas verdadeiras, e começar a tirar aquela máscara que temos sobre a cultura e história! Quando falei pra minha irmã que estava apaixonada por um turco, ela falou (ironicamente, lógico) "cuidado, ele pode ser um homem-bomba" Ta! Infelizmente quem não se interessa pela cultura continua com essas idéinhas hahah
    Já pensei várias vezes sobre catolicismo e islamismo, mas não adianta, vou visitar uma mesquita semana que vem...
    Vc fez todos os "rituais" da igreja católica né? E eu que fiz tudo isso e ainda sou filha de uma catequista? hahah (f*deo de vez)! Mas ele é super religioso, a família dele tbm, e não me aceitariam católica..Bom, isso aqui daria um comentário maior que o próprio post né?!
    Vc ainda não se mudou para Turquia?
    continue postando, mto bom ler!
    öptüm!

    ResponderExcluir
  2. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. Estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e temos sofrido por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este homem Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a você email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 Blog: https: //wealthylovespell.blogspot.com ..... muito obrigado Dr.Wealthy. ...

    ResponderExcluir