sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tateando informações sobre a Turquia - parte I.

Eu não conheço a Turquia! Foi esta a primeira coisa que me veio à cabeça após decidir ir.
E agora o que faço? Foi a segunda coisa!

Pesquisei tudo o que pude a respeito na internet, colhi informações, copie, colei, imprimi, escrevi, rabisquei, cortei, pintei, rasguei, mandei mensagem...
Inicialmente fui descobrindo coisas horríveis como por exemplo, eu lí sobre a poligamia... fiquei bege, passado, cor-de-rosa com mostarda na paleta da mistura de cor de burro quando foge com verde mas a fonte ao qual eu pesquisara era tão grosseira e tão mal, e mau,  informada que desconfiei e passei para outras fontes e então, comecei a conhecer um País que me chamou muito a atenção.

Uma das primeiras coisas que lí (pq eu já estava indo direto na parte "cultural" do negócio) foi sobre a circuncisão nos meninos que funciona mais ou menos assim: Veste-se o menino como um rei, dar-lhe-hão presentes e dinheiro, faz-se uma festa (com passeata de carro e tudo - parece casamento!) e levam o garoto para o bisturi.
Tá... na velocidade 5 meu coração ficou pulando aqui dentro desta capa de pele, gordura, ossos e organismos. Então pensei: que coisa mais brega, demodé e fora da casa!!!???!!! (Minha foto de assustado.pdf). Relí a matéria. Tornei a lê-la outra vez e assim o fiz por mais umas 896 vezes até que o negócio começou a ir se familiarizando e fui caindo na real de que apenas observei com meu olhar preconceituoso. Afinal qual o problema na comemoração de uma circuncisão?
Além de todo o aspecto cultural, existe o religioso. Tomem nota da seguinte citação:
“É a aliança que eu faço com vocês e com seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem todos os homens. Circuncidem a carne do prepúcio. Este será o sinal da aliança entre mim e vocês. Quando completarem oito dias, todos os meninos de cada geração serão circuncidados; também os escravos nascidos em casa ou comprados de estrangeiros, que não sejam da raça de vocês” (Gênesis 17:10-11). "
Daí eu já caí na gargalhada!!!
Lembrie da missa de Ramos que comemoramos... nas novenas, e na minha primeira eucaristia. (Quem lembra como os meninos e as meninas vestiram-se?) haha Pq vestir-se iguais a reis e rainhas tbem?
Enfim, comecei a observar vários aspectos desta cultura com um olhar mais dócil, mais gentil e mais neutro!
Tente você também!

Daqui a pouco eu volto com mais informações!

Görüşmek üzere!


Nenhum comentário:

Postar um comentário